HOMENAGEM FEITA EM 2008 AM RUA LEIDE das NEVES. MANAUS AM

HOMENAGEM FEITA EM 2008 AM RUA LEIDE das NEVES. MANAUS AM
20 anos depois procurar meus direito tomados!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

FULERAGEM DA GOL!

So marcas de uma tragedia nacional!!!

DM
Vítimas do césio 137 relembram sofrimento
O pesadelo é azul, curta dirigido por Angelo Lima que está entre os selecionados para participar do X Fica, é exibido hoje no Cine Cultura

12/05/2008

Publicidade Jornal Impresso - Anuncie!
Fechar anúncio

CEVAM - Centro de Valorização da Mulher Consuelo Nasser
3213-2233
divulgação
perdas Dona Joanita Santana, vizinha de Leide das Neves, viu tudo de perto. Personagem real da triste história, ela conta o seu lado da tragédia e como isso afeta sua vida até os dias de hoje
perdas Dona Joanita Santana, vizinha de Leide das Neves, viu tudo de perto. Personagem real da triste história, ela conta o seu lado da tragédia e como isso afeta sua vida até os dias de hoje
Emoção e nostalgia hoje, na sessão das 21h do Cine Cultura, com o filme O pesadelo é azul, de Ângelo Lima. São 30 minutos de comoventes depoimentos das vítimas sobreviventes do maior acidente radioativo urbano da história da humanidade. O filme está entre os quatro goianos selecionados para o X Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica).

O curta traz um emaranhado de falas de 11 pessoas que sentiram na pele o poder do césio 137, em acidente ocorrido em 1987 em Goiânia. Entre um depoimento e outro dos integrantes das famílias Alves e Santana, as mais atingidas, o espectador pode perceber a imaturidade tanto das vítimas quanto das autoridades da época para lidar com a situação.

O diretor e produtor Ângelo Lima fala ao Diário da Manhã sobre o processo de criação do vídeo e seu ponto de vista sobre o ocorrido. Ângelo explica que, durante a produção do curta Amarelinha, lançado em 2002 e que também trata do acidente do césio 137, ele criou uma ligação e um respeito muito forte com as pessoas envolvidas e isso gerou uma vontade de fazer algo maior. “No começo era para ser uma série e falar sobre o césio e a arte, das várias maneiras que a história já foi contada: na literatura, no cinema, no teatro, na música.” Mas a idéia acabou não concretizando, pois, segundo o diretor, um trabalho dessa magnitude precisa de muito investimento e ele conta com apenas a produtora “do bolso”. Apesar da idéia inicial não frutificar, Ângelo conseguiu realizar parte dela com O pesadelo é azul. “Foram cinco dias filmando e um mês no processo de edição”, contabiliza. São mais 12 horas de depoimentos que, como o próprio diretor diz, “davam para fazer um longa-metragem ou até mesmo uma série”, como no plano inicial.

Ângelo espera que esse trabalho sirva como alerta à população, que não sabe como as vítimas foram tratadas e como elas ainda são humilhadas pelos poderes públicos. “O foco do filme são as pessoas e como elas foram feridas por dentro e por fora. Quero mostrar a perda da dignidade que elas sofreram ao ir em busca de seus direitos.”

Além disso, o curta conta também com um apanhado de imagens da época, como entrevistas veiculadas pelos jornais impressos e televisivos. O então secretário da Saúde, Antônio Faleiros, dá depoimentos exclusivos sobre as tomadas de decisões da época e fala sobre como o governo Henrique Santillo trabalhou o assunto. Outro depoimento importante historicamente para o documentário é o do presidente da Associação das Vítimas do Césio, Odesson Alves Ferreira. Além de contar sua história e a trajetória das vítimas ao longo desses 21 anos, ele levanta um tema importante sobre a possibilidade de os efeitos do césio sob o organismo da pessoa causar câncer. Ele menciona em seu depoimento o aumento dos casos da doença depois do acidente. Pactuante dessa opinião, Ângelo Lima pretende levantar esse assunto através de seu filme.

REUNIAO DAS VITIMAS DO CESIO:

CONVITE
A ASSOCIAÇÃO DOS MILITARES VITIMAS DO CÉSIO 137 (AMVC-137) CONVIDA SEUS ASSOCIADOS A PARTICIPAR DOS EVENTOS CONTIDOS NO CONVITE ABAIXO TRANSCRITO, POIS A PARTICIPAÇÃO DE TODOS É FUNDAMENTAL, POIS IREMOS DISCUTIR NOSSOS DIREITOS EM ATOS PÚBLICOS CONTANDO COM A PRESENÇA DE INSTITUIÇÃO COMO O GREENPEACE E SOBREVIVENTES DA BOMBA ATOMICA, CONTO COM O FIEL APOIO DE TODOS ASSOCIADOS, EM TODOS OS ENVENTOS ABAIXO A SEGUIR:

ATENCIOSAMENTE,

SANTOS FRANCISCO DE ALMEIDA - 1º SGT PM R/R
PRESIDENTE DA AMVC-137

________________________________________

From: julio.nascimento.go@hotmail.com
To: odessonalvesferreira@hotmail.com; odesson.alves@uol.com.br; santospm1@yahoo.com.br
Subject: Programa de atividades referentes ao lançamento do Núcleo de Pesquisa sobre o Césio-137
Date: Tue, 1 Sep 2009 15:30:08 +0000

Caros amigos,

Seguem informações sobre as atividades que desenvolveremos em setembro por ocasião do lançamento do NIPAC.

Dia 16/09/2009- Reunião das vítimas do césio-137 com a Associação das Vítimas da Bomba Atômica
Horário: 19:00hs
Local: Sala 102 Bloco B do Campus V da UCG (próximo ao Ministério Público, Av. Fued José Sebbs,1184, Qd. 16-A, Lt.01 - Jardim Goiás.

Dia 17/09/2009 - Audiência Pública na Assembléia Legislativa com a presença do Greenpeace e da Associação das Vítimas da Bomba Atômica.
Horário: 08:30hs
Local: Auditório Costa Lima ( Assembléia Legislativa)

Dia 17/09/2009 - Congresso Internacional Franco Brasileiro - O Acidente com o Césio-137
Local: Auditório da Faculdade de Direito da UFG ( Praça Universitária)
Horário: 20:00hs

Dia 18/09/2009 - Visita ao depósito de Abadia de Goiás
Horário: 10:00hs
PS.: condução à combinar

Dia 18/09/2009 - Lançamento do NIPAC
Local: Sala 102 Bloco B Campus V da UCG (próximo ao Ministério Público - Av. Fued José
Sebba, 1184 - Jardim Goiás)
Horário: 15:00hs

Ps.: no mesmo dia 18/09/2009 estaremos realizando uma mostra de fotografia a partir das 08:00hs da manhã em frente ao Teatro do Campus V da UCG. Contamos com a colaboração vítimas. Vamos planejar juntos esta exposição.

Em todos esses acontecimentos contaremos com as presenças do Greenpeace e da Associação das Vitimas da Bomba Atômica. Convidem o maior número possível de pessoas. Em breve envio mais informações. Abraço. Julio.
Postado por SARGENTO PM SANTOS às 15:40 0 comentár