HOMENAGEM FEITA EM 2008 AM RUA LEIDE das NEVES. MANAUS AM

HOMENAGEM FEITA EM 2008 AM RUA LEIDE das NEVES. MANAUS AM
20 anos depois procurar meus direito tomados!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

PARA MUITOS FOI TARDE DEMAIS!!!

Mais 34 pessoas são incluídas como vítimas do césio 137 em Goiânia
Plantão | Publicada em 22/07/2010 às 20h27m
Goiasnet.com, O Globo
R1R2R3R4R5Dê seu voto
R1
R2
R3
R4
R5
Média: 4,2
Comente.
Comentários..GOIÂNIA - Trinta e quatro pessoas foram incluídas, neste mês de julho, mediante decreto administrativo, no Grupo 3 de vítimas do acidente radioativo com o Césio 137, ocorrido no ano de 1987, em Goiânia. Segundo o titular da Superintendência Leide das Neves (Suleide), Zacharias Khalil Hamu, elas passaram pela avaliação da comissão técnica da Suleide e obtiveram parecer positivo.

As 34 vítimas terão direito a atendimentos médico e psicológico especializados, a exames laboratoriais e serão submetidas a monitoramento anual.

- Uma parte receberá ainda uma pensão, atualmente no valor de R$ 510,00 - relata Jansen Augusto, coordenador de Apoio Técnico e Administrativo da Suleide.

Em setembro de 1987, um equipamento contendo uma cápsula com césio 137 foi parar num ferro-velho em Goiânia. O dono do ferro velho abriu a peça e se encantou com a pedra que viu dentro, que irradiava uma luz azul. Maravilhado, levou para a casa e passou a mostrá-la para parentes e amigos. Quatro pessoas morreram. Centenas foram contaminadas naquele que foi o maior acidente radioativo do Brasil. A peça havia sido abandonada pelo Instituto Goiano de Radioterapia (também conhecido como Santa Casa de Misericórdia).

Em 2008, o governo de Goiás reconheceu mais 199 vítimas do acidente radioativo e assinou decreto concedendo pensão vitalícia às vítimas. O benefício era reivindicado por pessoas que trabalharam direta ou indiretamente para o governo na época do acidente. Até então, 397 pessoas recebiam pensão em razão de seqüelas provocadas pelo acidente.

Nenhum comentário: